Blog BabyLo
cárie
Colunistas Dentista

Seu Filho tem Cárie?

Que mamãe não tem medo do tal do bichinho da cárie? Eu sempre tive medo de ter e era daquelas que ia no dentista da escola para fazer flúor…quem nunca? Hoje aqui no papo com nossa especialista em ortodontia, vamos falar sobre isso. E o seu filho? Tem cárie?

Cárie na Primeira Infância

CARIE, O QUE É?

A cárie é uma doença com muitas causas associadas. As principais são a higiene bucal deficiente e hábitos alimentares inadequados.

COMO ELA APARECE?

O risco de carie começa a existir desde a erupção do primeiro dentinho, que geralmente acontece aos 6 meses de idade.

Os restos de alimentos, sejam sólidos ou líquidos (inclusive o leite materno) que permanecem na boca quando não ha higiene, particularmente o açúcar, se liga ao biofilme salivar. Quando os dentes não são limpos as bactérias se alimentam do açúcar presente nos restos de alimentos, produzindo ácidos que atacam o esmalte protetor do dente.

Por isso não é recomendado dar doces as crianças antes dos 2 anos. Lembrando que o leite também não deve ser adoçado.

COMO PREVENIR?

Primeiro, com uma consulta com um odontopediatra antes mesmo do bebe nascer ou antes de nascer o primeiro dentinho. Nessa consulta a mãe recebera informações e orientações importantes para o cuidado com a alimentação e higiene oral do bebe.

Enquanto o bebe não tem dentes, devemos fazer a higiene do rebordo gengival com gaze ou fralda umedecida em água filtrada (já demos algumas dicas aqui).

Quando nascem os primeiros dentinhos, devemos fazer nova consulta com o odontopediatra para avaliação e novas orientações. A higiene começa a ser feita com escova dentaria infantil macia e de cabeça pequena, e creme dental  com flúor de 1100ppm (todas embalagens tem essa informação) na quantidade de 1 grão de arroz (Recomendação da associação brasileira de odontopediatria).

A escovação deve ser realizada após as 3 refeições principais (café, almoço e jantar). Lembrem de 1 vez ao dia escovar a língua e usar o fio dental quando o bebe já tiver dentes lado a lado, encostados um no outro. Essa higiene deve ser realizada pelos pais ou responsáveis ate o momento que a criança tenha habilidade e responsabilidade para fazer sozinha, geralmente ate em torno dos 8 anos. E deve ser supervisionada ate os 12 anos.

Desde as primeiras escovações permitam que a criança também brinque de escovar para treinar.

Cuidado especial com as medicações que tem açúcar na composição… se possível ministrar a medicação antes da escovação.

CUIDADOS COM A ROTINA E HÁBITOS:

Chupeta e mamadeira não precisam de açúcar… o bebe não conhece o açúcar ate os pais decidirem apresenta-lo a criança. Não fique com pena ou achando que a criança não irá gostar por não ter açúcar. Ela não tem esse padrão de comparação estabelecido.

O açúcar também está presente em biscoitos, pães e sucos de caixinha. Brigadeiros e balas grudam nos dentes e são difíceis de remover, cuidado maior na hora da higiene.

Mantenham os horários de lanche s e refeições, na medida do possível. Cada ingestão alimentar altera o PH da saliva. Se a criança passa o dia beliscando, o ambiente bucal permanece sempre com PH diminuído, favorecendo a carie.

Durante a noite a produção salivar é menor, por isso é ainda mais importante que o bebe/ criança adormeça com a boquinha higienizada. Bebe adormeceu mamando, o ideal seria higienizar a boquinha após a mamada. Se não for possível, faca a higiene pela manha.

Os cuidados com o sorriso começam na infância. E cabe aos pais ensina-los 😀

10X MAIS COLORIDO! Mês das crianças 10x mais colorido
Pagamentos em até 10x sem juros* em toda Lojinha Online. Aproveite! Validade: 8/10

Texto:

mordida cruzada

Beijos, :*

5 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *