Blog BabyLo
Colunistas Dentista

Saúde Bucal: Os Primeiros Dentinhos

É importante para nós pais, conhecermos a cronologia de erupção dos dentinhos, e ainda mais importante sabermos que podem haver variações de até 1 ano de diferença, e mesmo assim estar dentro da normalidade e individualidade da criança.

O crescimento e desenvolvimento variam para cada criança, dependendo de sua genética e fatores ambientais.

As meninas geralmente têm maturação mais cedo que os meninos, por isso, podemos esperar que elas estejam abaixo ou próximo a idade media padrão.

Mais importante que a idade em que provavelmente nascerão os dentinhos, é a sequencia do nascimento dos dentes, e mais ainda que eles erupcionem de forma pareada (dentes homólogos devem erupcionar concomitantemente).
Exemplo: o primeiro molar superior direito deve nascer em tempo semelhante do primeiro molar superior esquerdo.

os primeiros dentinhos

Primeira Consulta, quando deve ser?

A primeira consulta do bebê no Odontopediatra deve ser ainda na barriga da mamãe. Nesse momento a mãe já recebe muitas informações e orientações importantes para o correto crescimento e desenvolvimento da arcada dentaria e ossatura da face. E a segunda consulta deve ocorrer quando nasce o primeiro dentinho do bebe.

A higiene oral do bebê até o primeiro dentinho, deve ser realizada com gaze.
Nascendo o primeiro dente, devemos fazer a higiene com escova dental infantil (qualquer marca com cabeça pequena e cerdas macias) e usando creme dental infantil com flúor na medida de um grão de arroz.

Como ajudar os pequenos quando eles surgem?

A dentadura decídua (de leite), presente do nascimento até em torno dos 6 anos, possui 20 dentinhos. Quando os dentinhos irrompem na gengiva pode ter dor ou desconforto. A criança pode ficar inquieta ou irritada, e procurar objetos para morder. Mordedor de borracha geladinho pode ajudar nesse momento, ajudando nessa fase e aliviando o desconforto. Oferecer alimentos mais rígidos ou fibrosos também pode auxiliar nesses momentos.

Como toda mamãe já sabe, são varias as fases que nossos bebes passam durante o primeiro aninho. E essa dos dentinhos é uma delas, temos que ter paciência e dar carinho para auxilia-los.

os primeiros dentinhos

10X MAIS COLORIDO! Mês das crianças 10x mais colorido
Pagamentos em até 10x sem juros* em toda Lojinha Online. Aproveite! Validade: 8/10

E não esqueçam, toda primeira quarta-feira do mês teremos textos novos sobre os dentinhos dos pequenos. Tem alguma dúvida? Quer explicação de algum assunto aqui? Nos manda por e-mail, que nossa intenção é ajudar sempre as mamães 😀

Beijooos.

12 comments

  1. Nossa primeira consulta na barriga ainda não sabia… muito interessante, adorei o post, com certeza irei acompanhar pois achei mega interessante.

  2. Fase dos dentinhos uma fase muito gostosa, aqui não tive muitos desconforto além do normal, dei muito o mordedor que ia pra geladeira.
    E quando a criança cai e fica com o dentinho preto ?

    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    1. Oi Vitória!
      Quando o dente escurece significa que o nervo do dente morreu. Se houve queda, provavelmente aconteceu pelo trauma. Nesses casos é necessária consulta e acompanhamento com o Odontopediatra. Muito importante verificar se não houve dano aos dentes permanentes! Espero ter ajudado. Beijooo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *