Blog BabyLo
manchas
Colunistas Dicas de Beleza

Você sabe o que é Melasma? Manchas na Gravidez, o que fazer.

Durante a gravidez as mulheres se preocupam em não engordar muito, em passar cremes/óleos para estrias …. e o rosto vocês cuidam??? Muita gente não sabe (eu quando engravidei não sabia), mas as famosas manchas que aparecem no nosso rosto podem ser evitadas!

O que é Melasma?

É um distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo, e mais frequentemente em mulheres grávidas devido à alteração hormonal característica dessa fase.

Clinicamente o melasma se caracteriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.

Dicas:

  • Limpe a pele todos os dias com produtos indicados por profissionais (dermatologistas e/ou esteticistas);
  • Evite exposição excessiva ao sol;
  • Use protetor solar de qualidade mesmo quando ficar dentro de casa, pois luzes artificiais também danificam sua pele;
  • Resfrie a pele sempre que necessário. A aplicação de Água Termal é uma excelente alternativa;
  • Procure um médico, pois existem medicações que ajudam a prevenir os efeitos danosos de radicais livres sobre as células da pele.

manchas

Tratamento:

É necessário cuidar da proteção contra os raios solares, e, para isto, se deve aplicar um bom protetor solar com fator de proteção (FPS) mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo.
Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes clareadores a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias, e, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer. O método não funciona em todos as pessoas .O tratamento deverá ser contínuo.
A mulher e o dermatologista podem optar por tratar as manchas com o uso de peeling, que pode clarear a pele de forma gradual e, muitas vezes, mais rapidamente que os cremes. Contudo, é bom se atentar para a profundidade do procedimento, lembrando que os mais superficiais são mais seguros que os profundos e o dermatologista poderá dizer qual é a forma mais adequada caso a caso.

Também existe a possibilidade de usar laser ou outras formas de energia luminosa para ajudar no processo. Atenção: Se esta não for a forma de tratamento mais recomendada para você ou não for aplicada corretamente, o procedimento pode gerar ainda mais manchas na pele.

Lembrando que sempre, antes de iniciar qualquer tratamento devemos consultar um especialista para não sairmos fazendo “qualquer”coisa por ai, e se você ainda amamenta, esta busca por um profissional é ainda mais importante.

Gostaram das dicas?

Texto:

Beijos, :*

8 comments

  1. Usei muito protetor solar na gestação, um para o rosto e outro para o corpo, morria de medo de ficar com a pele manchada. Adorei o post, super informativo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: