Blog BabyLo
tomar banho
Nosso Bebê

O Seu Bebê Gosta de Tomar Banho?

No segundo dia do nascimento do bebê, na maternidade, as enfermeiras ensinam as mamães de primeira viagem a darem banho nos seus bebês. A hora de tomar banho é tensa, pelo menos para mim, no primeiro mês era muito. Porque lá no hospital tudo parece fácil.

Hora de Tomar Banho: na teoria

No hospital onde o Lorenzo nasceu a sequência do banho era: deixa ele enroladinho na toalha, segura bem com as perninhas abaixo da sua axila e lava a cabecinha com muita delicadeza. Depois, continua segurando firme lava as costinhas, o bumbum o pescocinho na parte de trás. Vira o bebê com muito cuidado, e lava o peito; axilas; pescoço na parte da frente; a região íntima. E pronto. Tudo com delicadeza e rapidez, afinal são recém nascidos e não devem ficar tanto tempo ‘brincando’ na água.

tomar banho

Hora de Tomar Banho: na prática

Na prática você faz tudo aquilo com um bebezinho se mexendo muito nas suas mãos e você morrendo de medo de deixá-lo cair, bater com a cabecinha dele na banheira, medo de cair água nos ouvidinhos, enfim…e em muitos casos, os bebês não gostam de tomar banho. É uma situação nova, ficar ali exposto na água….e o nosso medo, passa para ele na mesma velocidade em que se movem pelos nossos dedos.

O Lorenzo, graças a Deus, sempre adorou tomar. Ficava bem quietinho só curtindo a água e o momento…meu medo não passou pra ele ahahahahaha….mas confesso, um dia segurando ele de costas, ele bateu bem de leve a cabecinha na banheira 🙁 acontece….E ainda para melhorar e ajudar em tudo isso, nos primeiros dias temos que cuidar do umbiguinho deles que esta ali pendurado..

Hoje o Lô já tem sete meses e ainda adora tomar banho, dá risada, aprendeu a bater as mãozinhas na água é uma alegria só. Mas como disse antes, nem todas as crianças são assim, e não é por nossa culpa…simplesmente não gostam e cabe a nós tentar deixar este momento o mais tranquilo e prazeroso para os pequenos. Um dica bacana que eu dou é: brinque com eles no banho, tentar mostrar que este é um momento de alegria e não de sacrifício…por mais que no início seja, por toda a nossa falta de habilidade e técnicas, eles não precisam saber disso.

tomar banho

Produtos para o Banho

Sempre usamos sabonete e shampoo da Mônica, aqueles que não ardem os olhos. No início eu usava também aqueles Johnson’s Hora do Banho e também um de camomila, que acalma. Creio que eles podem ter ajudado bastante neste gostar do banho…

tomar banhotomar banho

Um produtinho que não aconselho muito é o shampoo do O Boticário para bebê, a espuma arde os olhos…daí não é nada legal com os pequenos.

 

Então minhas dicas foram estas, espero que vocês aproveitem, e se divirtam na hora do banho junto com os pequenos.

Beijos mamães o/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.