Blog BabyLo
hora do sono
Nosso Bebê

A Hora do Sono: Rotina

Estava há tempos querendo falar com vocês sobre rotinas na hora do sono. Eu demorei um pouco para incluir certos métodos na vida do meu pequeno, só enxerguei a real necessidade quando a situação já estava quase fora do controle. Estávamos domindo super mal, acordando cansados e exaustos, então decidi incluir métodos na vida do Lorenzo.

Nos Primeiros Meses

Quando eles são bebezinhos, primeiros meses de vida, o sono é bem desregrado. Alguns acordam de duas em duas horas, outros as horas espaçadas são maiores. O Lorenzo nos primeiros meses se mexia demais durante o sono e acabava ficando com o sono muito leve, então vi alguns dicas na internet do método de deixar ele bem enroladinhos, funcionava muito. Claro que não deixava ele todo trancado e imóvel, ele ficava enroladinho e s acalmava na hora, depois de algumas horas já estava com o bracinho pra fora, mas seguia dormindo, calmo. Para nós lá em casa funcionava muito, mas tem que ter cuidado na hora de enrolar; não deixar ele muito sem mobilidade, estas coisas. Existem para venda lençois produzidos para isso, eu usava as cobertinhas que tinha casa. Até um certo período funcionou, e me ajudou bastante, porque assim ele só acordava para mamar e o resto do tempo ficava calmo.

hora do sono

Vou colocar aqui um vídeo de como fazer esta técnica. Mas é importânte ter cuidado, não deixá-los muito apertados, se for fazer isto no verão usar material leve para que a criança não sofra superaquecimento, e fique com muito calor. Todo cuidado é pouco, não se esqueçam.

O Sono quando Eles Crescem

Conforme vão crescendo, os momentos de sono vão mudando. Eles dormem menos durante o dia, deixam de ser aqueles bebezinhos que só dormem e mamam, e passam a brincar mais e gastar energias. Lorenzo é muito ativo, não para quieto, quando começou a engatinhar e depois de alguns meses a caminhar, o sono da noite começar a bagunçar por completo.

Eu e o marido nunca tivemos rotina de sono, dormíamos muito tarde e o Lorenzo acabou erroneamente entrando neste ritmo. Íamos deitar lá pela meio-noite, Lorenzo estava super ativo, e é claro que não queria nem saber de dormir. Teve dias que fomos domir 2 horas da manhã, siiiiim mamães, eu disse 2 horas da manhã (podem me julgar). Neste momento resolvi dar um basta e incluir rotinas na vida dele.

Nossa Rotina de Sono

O que comecei a fazer com ele, já estamos neste processo há quase dois meses e está funcionando. Claro que tem dias em que ele não colabora e não quer dormir, apesar de estar fechando os olhos….é neste momento que entra toda a calma do mundo e seguimos o baile ahahahaha.

Lá por umas 21 horas convidamos ele para guardar todos os brinquedos, ele faz isso junto com o pai, então adora. Cada brinquedo que guarda comemora, um amor. Depois disso trocamos a fralda, colocamos o pijama, escova o dente, toma o último mamá do dia e ficamos ou deitadinhos da cama já ou então fico com ele na sala, sentadinho no meu colo. Tem dias que é muito rápido, ele tomo o mamá e já dorme, outros ficamos um tempo cantarolando fazendo chamegos, até que ele dorme.

E sim, o Lorenzo graças a Deus dorme a noite toda, acorda apenas às 8 horas quando saímos para o trabalho.

Sei que tem babys mais difíceis, e que outros dormem até mais cedo, admiro muito estes. Mas aqui em casa estamos evoluindo aos poucos, mas com sucesso.

 

Tomara que consigam aproveitar algumas dicas que dei aqui, e que se estiverem com probleminhas no sono dos babys tenham calma, e testem diferentes métodos até se adequarem para que a família siga bem.

 

Beijos, :*

2 comments

  1. Tentei estabelecer uma rotina do sono desde cedo o que incluía banho morno, peito e cama. Tem dado certo até hoje. Minha pequena dorme por volta das 20:30 até as 6:00. Não é nada fácil alguns dias.

    Parabéns pelo post!

  2. Ótimo Post, aqui antes do filho nascer tbm não tínhamos horas para dormir, mas depois começamos a criar uma rotina (alguns dias elas não funcionavam por n motivos, mas na grande parte sim) , então principalmente durante a semana hora do banho a tarde, final do dia sempre no mesmo horário, deitava com ele sempre no mesmo horário agora com ele maior que tem dias que ficamos um pouco fora mas durante a semana evito fugir

    Bjs Mi Gobbato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.