Blog BabyLo
hora do sono
Nosso Bebê

A Hora do Sono: Rotina

Estava há tempos querendo falar com vocês sobre rotinas na hora do sono. Eu demorei um pouco para incluir certos métodos na vida do meu pequeno, só enxerguei a real necessidade quando a situação já estava quase fora do controle. Estávamos domindo super mal, acordando cansados e exaustos, então decidi incluir métodos na vida do Lorenzo.

Nos Primeiros Meses

Quando eles são bebezinhos, primeiros meses de vida, o sono é bem desregrado. Alguns acordam de duas em duas horas, outros as horas espaçadas são maiores. O Lorenzo nos primeiros meses se mexia demais durante o sono e acabava ficando com o sono muito leve, então vi alguns dicas na internet do método de deixar ele bem enroladinhos, funcionava muito. Claro que não deixava ele todo trancado e imóvel, ele ficava enroladinho e s acalmava na hora, depois de algumas horas já estava com o bracinho pra fora, mas seguia dormindo, calmo. Para nós lá em casa funcionava muito, mas tem que ter cuidado na hora de enrolar; não deixar ele muito sem mobilidade, estas coisas. Existem para venda lençois produzidos para isso, eu usava as cobertinhas que tinha casa. Até um certo período funcionou, e me ajudou bastante, porque assim ele só acordava para mamar e o resto do tempo ficava calmo.

hora do sono

Vou colocar aqui um vídeo de como fazer esta técnica. Mas é importânte ter cuidado, não deixá-los muito apertados, se for fazer isto no verão usar material leve para que a criança não sofra superaquecimento, e fique com muito calor. Todo cuidado é pouco, não se esqueçam.

O Sono quando Eles Crescem

Conforme vão crescendo, os momentos de sono vão mudando. Eles dormem menos durante o dia, deixam de ser aqueles bebezinhos que só dormem e mamam, e passam a brincar mais e gastar energias. Lorenzo é muito ativo, não para quieto, quando começou a engatinhar e depois de alguns meses a caminhar, o sono da noite começar a bagunçar por completo.

Eu e o marido nunca tivemos rotina de sono, dormíamos muito tarde e o Lorenzo acabou erroneamente entrando neste ritmo. Íamos deitar lá pela meio-noite, Lorenzo estava super ativo, e é claro que não queria nem saber de dormir. Teve dias que fomos domir 2 horas da manhã, siiiiim mamães, eu disse 2 horas da manhã (podem me julgar). Neste momento resolvi dar um basta e incluir rotinas na vida dele.

Nossa Rotina de Sono

O que comecei a fazer com ele, já estamos neste processo há quase dois meses e está funcionando. Claro que tem dias em que ele não colabora e não quer dormir, apesar de estar fechando os olhos….é neste momento que entra toda a calma do mundo e seguimos o baile ahahahaha.

Lá por umas 21 horas convidamos ele para guardar todos os brinquedos, ele faz isso junto com o pai, então adora. Cada brinquedo que guarda comemora, um amor. Depois disso trocamos a fralda, colocamos o pijama, escova o dente, toma o último mamá do dia e ficamos ou deitadinhos da cama já ou então fico com ele na sala, sentadinho no meu colo. Tem dias que é muito rápido, ele tomo o mamá e já dorme, outros ficamos um tempo cantarolando fazendo chamegos, até que ele dorme.

E sim, o Lorenzo graças a Deus dorme a noite toda, acorda apenas às 8 horas quando saímos para o trabalho.

Sei que tem babys mais difíceis, e que outros dormem até mais cedo, admiro muito estes. Mas aqui em casa estamos evoluindo aos poucos, mas com sucesso.

 

10X MAIS COLORIDO! Mês das crianças 10x mais colorido
Pagamentos em até 10x sem juros* em toda Lojinha Online. Aproveite! Validade: 8/10

Tomara que consigam aproveitar algumas dicas que dei aqui, e que se estiverem com probleminhas no sono dos babys tenham calma, e testem diferentes métodos até se adequarem para que a família siga bem.

 

Beijos, :*

2 comments

  1. Tentei estabelecer uma rotina do sono desde cedo o que incluía banho morno, peito e cama. Tem dado certo até hoje. Minha pequena dorme por volta das 20:30 até as 6:00. Não é nada fácil alguns dias.

    Parabéns pelo post!

  2. Ótimo Post, aqui antes do filho nascer tbm não tínhamos horas para dormir, mas depois começamos a criar uma rotina (alguns dias elas não funcionavam por n motivos, mas na grande parte sim) , então principalmente durante a semana hora do banho a tarde, final do dia sempre no mesmo horário, deitava com ele sempre no mesmo horário agora com ele maior que tem dias que ficamos um pouco fora mas durante a semana evito fugir

    Bjs Mi Gobbato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *