Blog BabyLo
hora do sono
Nosso Bebê

Hora do Sono: Terror ou Tranquilidade?

Durante minha gravidez, tive vários medos e um deles sempre foi: Como será a hora do sono do meu pequeno? Será daqueles bebês que passam as noites em claro e dormem durante o dia, ou calminho dormindo a noite toda?

E como toda mãe em todos os períodos da gravidez, li vááááárias coisas sobre o assunto, mas é claro que só na hora da verdade é que vemos o que acontece. Cada bebê se comporta diferente, muito além do que lemos nas melhores resenhas sobre o assunto.

Hora do Sono: Tranquilidade

O Lorenzo desde o início foi muito tranquilo para dormir. Claro que nos primeiros meses – até o terceiro eu acho – ele acordava de duas em duas horas para mamar, tinha o tempo dele, as vezes ficava um programa inteiro da madrugada mamando, outras vezes era rápido e assim que terminava já estava dormindo. Muito tranquilo.

Como todo bebezinho, tinha aqueles espasmos dormindo então se assustava e acordava. Dai procurei em vídeos e dicas, e achei um método ótimo que deu super certo – nós enrolávamos ele em um cueirinho, de uma forma que ele não conseguisse se mover, principalmente nas primeiras horas de sono onde é tudo mais raso e fácil o despertar, ele ficava igual essa foto aqui de baixo, todo entroxado. Mas era tiro e queda, fazia isso e ele dormia como um anjo. Parece desconfortável, mas eles ficam super aconchegados, podem fazer sem medo, tem até umas toalhinhas feitas para este método…eu fazia com as que eu já tinha em casa mesmo, sem frescuras.

 

hora do sono hora do sono hora do sono

Passados os primeiros meses e espaçando mais os horários de mamadas, ele continuava dormindo super bem. Teve noites em que mesmo com quatro meses de idade ele chegou a dormir a noite toda, acordando só cedo da manhã com fome, um anjo <3

Hoje, já com sete meses de vida, meu bebê dormi até sozinho fica quietinho e vai ele próprio se ninando. Mas na maioria das vezes é claro, dou uma forcinha e uma embaladinha. Já aproveito e tiro mais uma casquinha dele :D. E durante à noite, dorme tranquilamente.

Hora do Sono: Terror

Mas é claro que nem todo bebê é assim – o meu também pode vir a mudar o jeitinho dele.

hora do sono

Conheço mamães que têm problemas com o sono do filho, e isso é muito normal. Nós mesmo não dormimos 100% a noite toda, acordamos por vários momentos mas não lembramos, por ser muito rápido, só que também acontece com os bebês e eles por ainda não conseguirem muitas vezes dormir sozinhos novamente, choram e pedem por suas mães. Pode ser extremamente cansativo, mas se acalmem, com o passar do tempo eles vão aprendendo a voltar ao sono sozinhos e este momento vai passar, não precisamos nos desesperar achando que ele tem algum problema, que nós não sabemos fazer direito e todas estas coisas que passam por nossas cabeças, é uma fase que vai passar, pode até demorar mas vai passar.

Dicas para Hora de Dormir

Seguem algumas dicas para nos ajudar, é claro que o que funciona para mim, pode não funcionar para você…mas sempre vale a tentativa:

  • – Crie uma rotina, para o bebê entender que chegou a hora de descansar: banho; mamada; ir para o quarto e apagar as luzes;
  • – Massagem é bom, ajuda a relaxar e acalmar os bebês;
  • – Ler uma historinha;
  • – Se ele acordar à noite e não for para mamar, se for aquela choradinha do “quero meu bico”, não fique colocando a mão nele, faça o que tem que fazer e pronto, para que ele não desperte por completo;
  • – Deixe o ambiente agradável: pouco luz (ou nenhuma); temperatura boa, agradável;
  • – Deixe-o bem a vontade, com o passar dos meses os bebês vão querer mudar de posição para pegar no sono, temos que saber entender isso.

Bom, estas coisas sempre me ajudaram, espero muito que ajude a vocês se estiverem com dificuldades. E se vocês fazem tudo diferente e dá certo, ótimo é isso aí, cada um tem o seu jeito \o/

 

Beijos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *