Blog BabyLo
Colunistas Dentista

Higiene Oral dos Bebês

E depois de entendermos como nascem os primeiros dentinhos e o que devemos fazer para ajudar os nossos pequenos, nossa querida colunista Sarah, vai falar hoje sobre as três fases de higiene oral dos bebês.

Em cada fase a higiene tem particularidades diferentes mas deve ser realizada regularmente.

1 – DO NASCIMENTO ATÉ APARECER O PRIMEIRO DENTINHO:
A higiene oral dos bebes deve ser realizada logo após o nascimento.
Nessa fase utilizamos uma gaze, paninho ou fraldinha molhada em água filtrada.
O papai ou a mamãe devem passar essa fraldinha nas gengivas, bochechas e língua.

higiene oral dos bebês

2 – PRIMEIRO DENTINHO:
Fase em que podemos usar as dedeiras de silicone ou escovas dentarias infantis (sempre com cabeça pequena e cerdas extra macias).
A sociedade brasileira de odontopediatria hoje recomenda o uso de pasta dental com flúor na quantidade de 1 grão de arroz até a criança aprender a cuspir.
Uma boa posição para os pais realizarem essa escovação: colocar o bebe deitado com a cabeça em seu colo, assim podemos visualizar bem os dentinhos. Minha dica de mãe: se a criança não aceitar bem a manipulação, coloque uma distração. Um bichinho para o bebe segurar, um desenho, um livrinho, são coisas que podem ajudar até ele acostumar com a rotina da higiene oral. Lembrando que o quanto antes ela for incluída na rotina mais fácil a criança aceitar.
Escovem os dentes do bebe duas vezes por dia, pela manhã e logo antes da hora de dormir.

higiene oral dos bebês

3 – DENTINHOS UM AO LADO DO OUTRO:

Essa fase se caracteriza pela presença de contatos proximais. Ou seja, quando os dentinhos nascem um ao lado do outro diminuindo os espaços para higiene das laterais dos dentes com a a escova.
É muito importante nessa fase, além da escovação, o uso do fio dental.
Devemos usar o fio dental entre todos os espaços proximais.
É responsabilidade dos pais e cuidadores tanto a escovação com o uso do fio dental, pois as crianças não tem habilidade nem responsabilidade ate os 7/8 anos para eficiência nesses cuidados.
Nessa fase passamos a fazer a higiene oral com a escova e pasta dental 3 vezes ao dia (manhã, após o almoço e pouco antes de dormir). O uso do fio dental 1 vez ao dia antes de dormir.

higiene oral dos bebês    higiene oral dos bebês

 

Não esqueçam, mamães e papais: Dê o exemplo!
Nossos filhos estão sempre observando. Se rotineiramente eles observam os pais nos cuidados com o sorriso, certamente eles seguirão os mesmos passos!

os primeiros dentinhos

 

 

 

 

10X MAIS COLORIDO! Mês das crianças 10x mais colorido
Pagamentos em até 10x sem juros* em toda Lojinha Online. Aproveite! Validade: 8/10

Gostaram das dicas? Se ficaram com dúvidas, não deixem de mandar suas perguntas nos comentários, que vamos responder a todas!!

Beijos, *

5 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *