Blog BabyLo
dicas hora das refeições
Nosso Bebê

Dicas para a hora das refeições dos pequenos

Eu quando pequena (e agora velha também ahaha) era bem enjoada para comer, poucas coisas entram no meu cardápio. Já o Lorenzo, puxou ao papai, e come de tudo graças a Deus. Claro, ele ainda é bebê, come o que colocamos no prato, e eu sinceramente espero que que continue assim, porque quando a gente cresce é que vemos o quanto não comer diversos alimentos é ruim para o funcionamento do corpo. 

Dicas para a Hora das Refeições

Mas falando nos pequenos, hoje quero passar algumas dicas, não muito difíceis para a hora das refeições…que as vezes mais parece a Terceira Guerra Mundial se armando ahahahaha e também de um super complemento que eu tomei quando era pequena – quem aí conhece o Biotônico Fontoura? Todo mundo né?

dicas hora das refeições

Manha, choro e birra são alguns dos truques que as crianças utilizam quando estão sem apetite ou não querem comer. E por vários motivos: elas não querem parar de brincar, ficam vidrados na televisão, querem chamar a atenção dos pais, já identificam os alimentos que gostam e recusam os demais, entre muitos outros que tornam o momento da refeição um desafio. Biotônico Fontoura, suplemento mineral presente no mercado brasileiro há mais de 105 anos, preparou dicas que vão auxiliar mamães e papais a tornar o momento das refeições mais tranquilo e saudável:

1- Não imponha

Não force o consumo de nenhum alimento e ofereça várias vezes, porém sem nenhuma atitude rígida.

2- Meça as quantidades

Dê quantidades pequenas de comida por refeição e aumente a frequência. É preferível que a criança coma pequenas porções várias vezes ao dia, do que uma quantidade muito grande uma única vez, passando muito tempo sem querer comer mais nada. Proporcione pelo menos três refeições e dois lanches por dia. Para os lanches e sobremesas, uma das melhores opções são as frutas.

3- Durante a refeição… bebidas não

Evite dar bebidas durante as refeições, pois elas reduzem o apetite. Ao longo do dia, as melhores opções são água e sucos naturais.

4- Quanto mais verduras e legumes, melhor

Aumente e varie o consumo de verduras e legumes. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo.

 5- Evite as chantagens

Um dos erros mais comuns é fazer chantagens para que os filhos comam tudo direitinho. Porém, essa não é uma tática aconselhada pelos médicos, pois as crianças passam a associar o fato de comer a um prêmio ou castigo. Dessa forma, elas passam a comer por obrigação e não desenvolvem um hábito alimentar sadio.

6- Atenção e carinho também fazem parte

Para que a criança aprecie a refeição, ela deve comer devagar e mastigar bem os alimentos. Faça das refeições um momento de encontro da família. Não alimente os pequenos assistindo à TV, trabalhando ou discutindo. Esse também deve ser um momento de troca e amor entre a criança e os pais.

7- Observe

Esteja atento se a falta de apetite é algo persistente, temporário ou se está relacionada a fatores externos em que a criança está exposta. Caso o problema persista, o indicado é procurar o pediatra.

 

Para facilitar papais e mamães a manter uma alimentação equilibrada e saudável para seus pequenos, Biotônico Fontoura também disponibiliza em seu site a seção Dicas, onde disponibiliza uma pirâmide de alimentos com suas indicações para construir um cardápio adequado, de acordo com cada categoria nutricional – carboidratos, proteínas, vegetais, legumes, açucares, lácteos e frutas.  Acesse: http://www.biotonicofontoura.com.br/.

 Sobre Biotônico Fontoura

Biotonico Fontoura é um suplemento mineral. Criado em 1910 pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura, Biotônico foi batizado pelo escritor Monteiro Lobato, que criou ainda o Almanaque Fontoura, onde eram narradas as peripécias do personagem Jeca Tatu. O medicamento, isento de prescrição, Biotônico possui em sua fórmula sulfato ferroso heptaidratado e ácido fosfórico e é indicado como auxiliar nas anemias carenciais e em dietas inadequadas.

Fontes:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sas_dab_caderneta_da_crianca_2007_menor.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/aliment.pdf

MS – 1.7817.0040 TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. AGOSTO/2016.

Gostaram das dicas?

Beijos, :*

8 comments

  1. Olha Vivi, que legal, aqui em casa tbm sou bem enjoada para comer e marido come de tudo, graças a Deus a filhota tbm come quase de tudo!!! Gosta de frutas e saladas 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *