Blog BabyLo
dicas presentes de natal
Nosso Bebê

Dicas de presentes de Natal criativos!

Está chegando a época mais esperada do ano, o espirito Natalino já começa a tomar conta das nossas casas e você já deve ter começado a recuperar os enfeites da árvore e as luzinhas do fundo do armário. Mas são tantas as coisas para organizar que o tempo parece passar mais rápido do que deveria e, quando você menos espera, já é quase véspera de Natal, e ainda não conseguiu comprar todos os presentes, nem pensar em algo para dar para seu filho que ele já não tenha ou que vá agradá-lo em meio a tantos brinquedos tecnológicos e sofisticados.

Dicas de Presentes de Natal

Nesses tempos em que a tecnologia tem dominado tudo, fica cada vez mais difícil agradar os pequenos com presentes simples e criativos. Tenho certeza de que seus filhos já sabem mexer em tablets, acessar vídeos no computador ou mudar o canal da televisão, mas será que eles sabem como fazer origami ou criar seus próprios fantoches, por exemplo?

As coisas simples têm ficado cada vez mais de lado, dando espaço apenas para o que é digital ou touchscreen. Há momentos em que realmente a tecnologia pode ser uma aliada dos pais: basta dar play na Galinha Pintadinha ou na Peppa Pig para garantir um tempinho de tranquilidade enquanto seus filhos ficam distraídos, compenetrados na telinha, mas será que todo esse aparato digital será benéfico para os pequenos?

Eu acredito que achar o meio termo seja o melhor caminho, afinal, nada em exagero é bom. Você não pode fugir da tecnologia, seu filho vai ter que usar esses aparelhos ao longo da vida, e quanto mais cedo aprender, melhor, mas isso não te impede de incentivar brincadeiras lúdicas e manuais e instigar a imaginação dele com coisas simples! Por isso, selecionei algumas dicas de presentes criativos que podem ser uma opção interessante para este Natal.

Usando a sua criatividade

Bolar um presente legal para seus amados não exige que gaste fortunas, com um pouco de dedicação, criatividade e objetos corriqueiros você pode conseguir resultados incríveis: usando garrafas recicláveis, pedaços de madeira e até retalhos de roupas velhas.

dicas presentes de natal

As garrafas pet são excelentes para a criação de brinquedos interativos, daqueles que fazem bastante barulho e são ótimos para trabalhar a coordenação e os sentidos da criança, já com os pedaços de madeira você pode criar jogos de tabuleiro, casinha de boneca (o tamanho fica por sua conta) e até carrinhos, os retalhos de roupa velha são perfeitos para fazer bonecas: basta um pouquinho de espuma para preencher e alguns pontos que podem ser feitos à mão.

Itens de papelaria também são ótimos, como canetinhas, giz e todo o tipo de papéis e cores, que podem ser usados em atividades como fazer origami ou pintura. No entanto, se não tiver muito tempo de elaborar brinquedos artesanais, pode ainda recorrer a algumas opções mais tradicionais. Coisas que faziam sucesso na sua época, por exemplo, podem ser resgatadas para entreter seus filhos – às vezes coisas simples são mais atraentes e divertidas!

Tendo a ideia e a matéria prima, agora só falta colocar as mãos na massa, com um toque de delicadeza e carinho com certeza vai surpreender os seus filhos e até a si mesma. Algumas outras ideias para se inspirar:

  • Fantoches

Você pode utilizar feltro ou até meias para fazer os personagens que serão manipulados, ou até, porque não, comprar os fantoches já prontos. Depois é só brincar de teatrinho com seus filhos, deixando-os fantasiar e criar histórias e mundos de faz-de-conta!

dicas presentes de natal

  • Máscaras de cartolina

 Para continuar na “vibe” teatral, que tal ajudá-los na confecção de máscaras coloridas e cheias de colagens? Para isso não é preciso muito, basta diversos tipos de papel, cola e tesoura sem ponta. Supervisione a atividade durante a criação e depois divirta-se vendo eles darem vida aos personagens.

  • Brinquedos de crochê

 Se você tem mão para costura, que tal criar bichinhos e bonecas usando técnicas de tricô e crochê? Você pode encontrar e seguir tutoriais na internet para fazer os modelos e, depois, preenchê-los com espuma para ficarem fofinhos e macios.

  • Cabaninha

Você provavelmente já teve uma quando era pequeno, seja da turma da Mônica ou as que imitavam uma oca de índio. Apesar de menos populares hoje em dia, não são difíceis de encontrar e você ainda pode fazer uma em casa com lençol ou colcha velhos, retalhos de tecido e madeira (a armação é a parte mais complicadinha, mas é possível encontrar facilmente na internet diversos vídeos ensinando como fazer a estrutura). Seus pequenos vão adorar ter um lugar especial e só deles, em que podem guardar os brinquedos, criar histórias e brincar com os amiguinhos.

dicas de presentes de natal

  • Origami

Para as crianças pequenas, os origamis são um ótimo estímulo: você pode pendurar no berço em forma de móbile para distrair o bebê ou ainda usá-los para compor a decoração do quarto, já pensou fazer passarinhos com os mesmos tons da decoração e pendurá-los com um fio de náilon no teto? Se você caprichar um pouco ficará lindo! Já para os maiorzinhos, essa arte japonesa também é ótima para estimular a criatividade e coordenação motora, já que envolve dobragens de precisão e cuidado.

dicas de presentes de natal

Você pode ajudá-los na criação de seus próprios brinquedos, basta sentar uma tarde com eles e ensiná-los como fazer origami, utilizando diversos papéis coloridos e com estampas diferentes, auxiliando-os na elaboração dos mais diversos bichinhos e formatos, além do resultado final, será uma experiência divertida e que valerá a pena por si só!

  • Jogo da memória, quebra-cabeças, dominó…

 Esses jogos podem parecer meio sem graça para as crianças acostumadas com os brinquedos atuais super elaborados e cheios de detalhes, mas sente com elas e faça-as tentar coisas “novas”, tão conhecidas por você e características da sua infância. Como exigem um certo nível de concentração, esses jogos simples podem deixar os pequenos entretidos por horas e ainda colaborar para o desenvolvimento de diversas habilidades, como coordenação motora, raciocínio lógico e comunicação.

A criação e confecção de brinquedos pode ser uma atividade em família, é um jeito divertido de reunir todos e ainda trabalhar o desenvolvimento dos seus filhos, eles vão aprender desde cedo a relação entre esforço e recompensa além de desenvolverem diversas capacidades físicas e mentais e adquirirem consciência de trabalho em equipe. Além de, claro, ficar algumas horas a mais longe das telinhas, o que não é nada mal. Só não se esqueça de tomar cuidado no manuseio dos materiais, especialmente os cortantes como tesoura, não desgrude um minuto sequer dos pequenos e em hipótese alguma deixe ferramentas ao alcance deles, afinal todo cuidado é pouco.

Agora é só esperar o Natal chegar e aproveitar as festas, porque a diversão já está garantida!

E então, o que acharam das dicas? Já tentaram fazer algo assim em casa?

10X MAIS COLORIDO! Mês das crianças 10x mais colorido
Pagamentos em até 10x sem juros* em toda Lojinha Online. Aproveite! Validade: 8/10

Beijos, :*

* post produzido em parceria com OMO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *