Blog BabyLo
como fazer o bebê dormir a noite toda
Nosso Bebê

Como fazer o bebê dormir a noite toda: dicas e truques

Uma das coisas que as mamães mais temem quando o filho nasce, é: como será o sono do meu filho? Como fazer o bebê dormir a noite toda? Nunca tive muitos problemas, mas também confesso que não temos uma grande disciplina para o momento de ir pra cama. Pensando nisso, hoje vamos dividir com todas algumas dicas e truques. Veja como fazer o bebê dormir a noite toda!

Dormir é uma parte importante da vida das crianças e os pais têm o papel principal na educação do seu sono. Enquanto até os 3 meses de idade o bebê dorme cerca de 15-18h dia, em períodos de 4h de cada vez, a partir dos 9 meses o sono deve regularizar. Nessa idade,  ele pode chegar a dormir até 10-12 horas seguidas.

Por isso, é essencial que conheçamos pequenos truques que podem ajudar nossos filhos a ter uma noite descansada. Assim como, os erros mais comuns que devem ser evitados. Confira as dicas abaixo para todo o mundo dormir bem aí na sua casa.

Como fazer o bebê dormir a noite toda:

  •  Estabeleça uma rotina o quanto antes. É o primeiro passo para educar o sono do seu bebê e ele começar a dormir por períodos mais longos. Entre os 4-9 meses de vida, a criança vai precisar ser amamentada menos vezes e o seu sono fica mais regular.
  • Siga sempre os mesmos horários. A forma mais fácil de o bebê se adaptar a novos hábitos diários é se você fizer com ele todos os dias, às mesmas horas, as mesmas atividades. Assim ele vai compreendendo que tem hora da mamadeira, hora da brincadeira, hora do banho e hora de dormir. E com o tempo você vai vendo os resultados.
  •  Ensine a diferença entre o dia e a noite. Nos primeiros meses de vida você deve começar ensinando seu bebê a distinguir o dia da noite aos poucos. Faça algumas atividades e brincadeiras enquanto existe luz, seguidas de um período de calma e silêncio quando fica escuro.
  •  O bebê tem que aprender a adormecer sozinho. É natural que você queira ninar o seu filhote sempre, mas é importante que ele aprenda a dormir sozinho. Procure deitar o bebê no berço enquanto ele ainda está desperto e tente que ele adormeça por si próprio. Assim você introduz um novo padrão de sono e ele vai deixando de precisar do seu colo para dormir.

 

como fazer o bebê dormir

O seu bebê não dorme toda a noite?

Conheça quais são os erros mais comuns dos pais e procure evitá-los:

  • Respeite os sinais de cansaço. Crie hábitos rotineiros na vida da criança, mas com calma! Nos primeiros meses de vida, o bebê não vai conseguir ficar acordado por muitas horas seguidas. Importante observar sinais de cansaço como o esfregar dos olhos, bocejar ou mesmo o mexer nas orelhas. Quando percebê-los, coloque a criança no berço ou no carrinho, evitando assim que adormeça no colo.
  •  Saiba controlar o barulho. O bebê deve ser estimulado durante o dia através de sons, por isso não deixe de fazer o barulho normal, ligando a telinha ou aparelhos domésticos. Mas, durante a noite é importante que o ambiente em torno da criança seja mais calmo, para ela perceber que é hora de dormir. E também, não a estimule muito na hora da mamadeira e evite fazer barulho pela casa.
  • Não fique entrando no quarto. Eu sei que é o seu bebê, que ele precisa de você e que por vezes sabe muito bem ficar olhando ele dormir. Mas, evite ficar entrando e saindo do quarto enquanto ele estiver dormindo. Ele precisa criar o hábito de adormecer sozinho. Também evite correr para o pegar no colo ao mínimo sinal de choro ou movimentação.  Espere um pouco, pois pode ser que se acalme por si próprio.

Calma e paciência é fundamental!

Não esqueça que esta fase é passageira, os filhotes só precisam da sua calma e paciência para ultrapassá-la com sucesso. Educar o sono de uma criança não é fácil, mas quando chegar a hora de ela dormir a noite toda, você verá como o esforço valeu a pena! E precisando de mais dicas sobre como fazer o bebê dormir a noite toda, clique aqui.

O que as mamães acharam das dicas? Eu sei que muitas vezes vamos dizer: “Ah, mas isso tudo eu já sabia!”…mas será que sabemos e fazemos algo??

Me conte aqui como é a hora do sono dos seus pequenos, e se já tiveram problemas!!!

E boa sorte nas dicas!

Beijos, :*

*post produzido em parceria com OMO

 

 

5 comments

  1. Aqui em casa, eu acordava Pedro até os 2 meses de vida. depois disso ele passou a dormir a noite toda. Acredite! rs Até hoje não tenho problemas com ele pra dormir. É um bebe que ama dormir (puxou a mim) e ele está com 2 anos e 3 meses. Rotina temos em casa e acho esse o principal fator para o bebê começar a dormir melhor. 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *