Blog BabyLo
brotoeja
Nosso Bebê

Brotoeja nas Crianças. O que fazer?

As altas temperaturas criam um ambiente propício para o surgimento de alguns problemas de pele. Um dos mais incômodos, principalmente para as crianças, é o aparecimento de brotoejas no corpo. A dermatologista do Hospital Mãe de Deus, Dra. Sabrina De Stefani, explica que a brotoeja, ou miliária, não é um tipo de alergia. Ela ocorre quando a saída do suor pelas glândulas sudoríparas é obstruída. Essa retenção do suor pode levar a uma reação inflamatória. Surgem então, as lesões de pele que se caracterizam por pequenas e irritantes bolinhas e manchas que podem coçar bastante.

A transpiração em excesso é o principal fator desencadeante dessa obstrução e, por este motivo, as lesões costumam surgir quando as temperaturas são mais elevadas. Mas, febre alta, roupas em excesso, atividade física intensa e uso de determinados cremes e talcos também estão associados ao surgimento das brotoejas.

Dra. Sabrina alerta que, eventualmente pode ocorrer uma contaminação por bactérias, sendo necessário o uso de antibióticos. Nestes casos, as lesões costumam apresentar uma secreção purulenta. Para um tratamento e orientação corretos, o pediatra ou o dermatologista são os médicos indicados.

A dermatologista informa ainda que:

– As lesões podem surgir em qualquer idade, mas as crianças e os bebês são os mais afetados;

– Os locais do corpo onde as lesões mais comumente surgem são o tronco e as regiões com dobras de pele;

– Manter o ambiente o mais arejado possível e evitar banhos quentes também são medidas preventivas;

 – No caso de adultos, ao praticar atividades físicas, dar preferência para roupas com tecido de algodão;

– O tratamento deste problema de pele geralmente é simples, com medidas locais como compressas de paninhos molhados e um banho bem fresquinho. Em alguns casos podem ser necessários cremes dermatológicos específicos. Quando houver contaminação bacteriana, o uso de antibióticos é indicado.

Seus filhotes costumam ter brotoejas no verão?

Texto em parceria com Hospital Mãe de Deus e Agência Moglia.

Beijos, :*

 

5 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: