Blog BabyLo
Colunistas Psicóloga

Você sabe brincar com o seu Filho?

Nesse final de semana, tive mais uma aula em um curso de formação na área da psicologia. Para minha surpresa, no sábado, o instrutor do módulo que abordava o assunto transdisciplinaridade, pediu para que levássemos conosco para a aula uma criança. No início pensamos…..como assim? Depois entendemos que sua solicitação era que levássemos conosco a NOSSA criança.

Curioso, né? Um bando de adultos, formados, com suas carreiras definidas….

Como assim, levar nossa criança interior?

Bom, o que tenho a dizer a vocês desse episódio é que meu final de semana foi ótimo! Não parecia que estávamos em uma sala de aula, me senti, assim como meus colegas, brincando boa parte de tempo. Foi tão leve, tranquilo, além de ter sido ótimo recordar uma série de lembranças da minha infância que estavam adormecidas em um cantinho da memória.

Mas comecei esse post contando essa história, para falar um pouco da importância do brincar para a criança. Esse não é simplesmente um ato de diversão. Existe muita teoria que fundamenta, com bases bem consistentes, a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança.

A importância do BRINCAR!

O brincar é extremamente importante para que o desenvolvimento de uma criança aconteça de forma saudável, por meio da brincadeira as crianças desenvolvem autonomia, aprendem a construir suas primeiras relações, são capazes de expressar suas emoções.

Brincando, elas conhecem regras e aprendem que precisam segui-las, aprendem também que as vezes ganhamos, mas que em alguns momentos vamos perder, e tudo isso faz parte. Aprendem a cooperar e a competir. Ao brincar as crianças desenvolvem sua linguagem, coordenação motora, se socializam, em fim…..muitos são os benefícios desse ato, que para muitos pode parecer apenas pura diversão!

Crianças parecendo adultos

Mas porque muitos de nós pais insistimos em fazer dos nossos filhos pequenos ‘adultos’? Colocamos eles, algumas vezes bem cedo, na aula de inglês, na natação, na dança, no xadrez, para que ele comece a desenvolver responsabilidade, conhecimento, para que se torne diferenciado quando crescer! Para que seja melhor!!!

Claro que não estou defendendo aqui que essas coisas nunca são importantes. No entanto defendo que a mesma preocupação que temos em tornar nos filhos melhores para o futuro deveríamos ter nesse momento, querendo vê-los felizes enquanto crianças, já que esse tempo não volta e ele será fundamentalmente importante no adulto que nossos filhos se transformarão.

Assisti a um documentário recentemente que fala da importância do brincar na vida de uma criança, achei tão interessante que compartilho o nome aqui com vocês: Tarja Branca:

Pais se tiverem oportunidade assistam, mas principalmente se tiverem oportunidade – ou melhor criem a oportunidade – para brincar muito com os seus filhos, isso sim fará muita diferença para que eles se transformem em grandes ADULTOS!

Texto:

educação

Beijos, :*

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: