Blog BabyLo
bebês e a tecnologia
Nosso Bebê

Bebês e a Tecnologia

Hoje vamos falar um pouco de uma questão que perturba as novas mamães e as nem tão novas assim – bebês e a tecnologia? Qual será o limite? Até onde é saudável?

Pode deixar o bebê brincar com tablet e celular?

Os tablets e os celulares trazem imagens coloridas em movimento, sons divertidos e o fato de serem touchscreen fazem com que sejam superfáceis de utilizar e manusear até mesmo por bebês pequenos.

Enquanto você prepara o jantar, quando o pequeno teima em não comer a sopa, em viagens longas e até mesmo na sala de espera do pediatra a resposta é muitas vezes brincar com o tablet ou o celular da mãe ou do pai. E eles adoram! Mas será que devemos deixar o bebê brincar com eles? O artigo de hoje responde a essa e outras perguntas, enquanto dá algumas dicas para mamães e papais modernos.

Bebê e telas: sim ou não?

Melhor não antes dos dois anos. Isso é válido para tablets e celulares, bem como para televisão e computador. Nos primeiros anos de vida, os especialistas da Academia Americana de Pediatria (AAP) aconselham a eliminar completamente as telinhas.

É que o cérebro do seu bebê passa por uma grande mudança e evolução precisamente nos primeiros dois anos de vida e esses aparelhos eletrônicos podem prejudicar o desenvolvimento cerebral, emocional e social dos pequenos.

Portanto, caso resolva deixar o seu filhote brincar com os aparelhos eletrônicos, deve restringir o tempo a 20 minutos no máximo e compensar com uma atividade bem estimulante logo de seguida.

Os bebês aprendem melhor através da brincadeira e atividade física e de tudo o que eles podem experienciar a três dimensões e usando todos os sentidos. Umas horas no parquinho descobrindo o mundo engatinhando, andando e se sujando, escutar os pais contando uma história infantil pequena, brincar com outros bebês e com animais domésticos. Esses, entre tantos outros, são ótimos exemplos de exploração ativa.

Além disso, esses são momentos de partilha e aproximação entre pais e filhos e também de socialização que devem ser experienciados o quanto antes para que eles aprendam a falar e a se relacionar com as pessoas.

Quando e como usar os tablets e celulares?

bebês e a tecnologia

A partir dos três anos, as telinhas podem ser introduzidas nas rotinas dos pequenos, nunca excedendo as 2 horas. Garanta, contudo, que esse seja é complementado sempre com brincadeiras ativas e que o seu uso seja assistido.

Além disso, na hora de entregar o tablet ou celular para a criança, a qualidade deve estar em primeiro lugar. Invista em aplicativos educativos e que promovam a interação e sejam adequados para a idade dos seus filhos.

Aprender uma língua nova, exercícios de alfabetização, formas e cores, ler uma história infantil, falar com familiares distantes – são alguns bons exemplos de como usar o tablet e o celular da melhor forma. Se envolva nessas brincadeiras digitais, e no final, corram para o parquinho!

Foto: Steve Paine

O que acharam das dicas? Gostaram?

10X MAIS COLORIDO! Mês das crianças 10x mais colorido
Pagamentos em até 10x sem juros* em toda Lojinha Online. Aproveite! Validade: 8/10

Beijos, :*

*post produzido em parceria com OMO

 

3 comments

  1. Olha aqui não gosto muito, mais libero de vez em quando pra ele ver, mais aindas prefiro os papéis e lápis pra ele rabiscar !
    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *