Blog BabyLo
atividades educacionais
Nosso Bebê

Atividades Educacionais para Crianças acima de 2 anos

As nossas crianças vão crescendo e precisam de muito tempo para correr e jogar – explorar, viver uma aventura, parques e a praia são todos lugares excelentes para crianças dessa idade. Se você não tem acesso a um espaço seguro ao ar livre, talvez veja as áreas locais de reprodução suave. Eu sei que alguns dos nossos locais oferecem descontos para as crianças que participam durante o horário escolar e também defendem tarifas especiais para incentivar os pais a trazer seus filhos para os 60 minutos ativos diários. Confira  uma seleção de atividades educacionais para crianças com seus dois anos de idade que o ajudarão a desenvolver novas habilidades e se divertir enquanto ele estiver aprendendo!

24 meses a 30 meses

Um para você, um para mim

Tudo que você precisa para este jogo é um grupo de objetos, como lápis de cor, seixos ou botões grandes, bem como uma placa ou recipiente pequeno cada. Dê a sua criança uma pilha dos objetos e peça-lhe para compartilhá-los, repetindo “um para você, um para mim”, como ele alterna entre colocar um objeto em seu prato e um no seu. Você pode precisar mostrar o que você quer que ele faça no início.

Uma vez que ele obtém o jeito, convide seu parceiro, um amigo da criança, ou seu ursinho ou boneca favorita para se juntar ao jogo para que sua criança possa dividir os objetos de três maneiras. Não só ele ensina a compartilhar, mas também ajuda a apresentá-lo a números se você contar quantos objetos cada jogador tiver no final.

Basquete dentro de casa

Amasse folhas de jornal antigo para fazer muitas bolas. Limpe um espaço e remova todos os objetos quebráveis ​​antes de iniciar a reprodução. Comece por ter uma competição para ver quem pode jogar as bolas o mais distante. Em seguida, coloque uma lixeira a um metro ou mais e veja quem pode jogar a bola na lixeira. Além de mantê-lo divertido durante séculos, esse tipo de jogo físico também ajudará a melhorar a coordenação do de sua criança.

Homem estranho

Pratique esse jogo usando alguns pedaços de frutas ou uma seleção de blocos coloridos. Coloque algumas maçãs e uma banana, por exemplo, ou dois blocos azuis e um bloco amarelo, em frente ao seu filho. Então pergunte-lhe qual é o estranho. Você pode tornar o jogo mais difícil à medida que sua criança continua com isso. Use formas ou imagens de cartões, como dois quadrados e um triângulo ou duas flores e uma árvore. Veja se ele pode detectar qual é diferente. Este é um ótimo jogo para ajudar seu filho a entender os conceitos de “igual” e “diferente”.

Indo em um piquenique

Faça um dia comum mais memorável fazendo um piquenique para o almoço. Você não precisa sair – basta espalhar um cobertor no chão! Prepare alguns dos alimentos favoritos dos dedos da criança, como mini sanduíches, legumes ou ovos cozidos. Sente-se com ele e incentive-o a fingir que você está em outro lugar inteiramente. Você poderia ser uma montanha alta, em uma floresta densa ou por um fluxo rápido. Ele vai adorar a novidade e você estará ajudando a incentivar a sua imaginação a desenvolver também.

Não caia no mar!

Crie um curso de obstáculos em casa. Finja o tapete é o mar e sua criança tem que chegar ao outro lado da sala sem ficar com os pés molhados. Coloque almofadas, revistas ou pratos de papel no chão como pedras. Um jogo divertido e físico, também o ajudará a melhorar seu equilíbrio e consciência espacial.

30 meses a 36 meses

Dia da Carta Vermelha

Faça um dia da semana um dia de cores. Basta escolher uma cor, por exemplo, vermelho e fazer a sua cor para o dia. Vista algo vermelho. Tenha geleia de morango na torrada para o café da manhã. Faça uma pintura vermelha, escolha algumas flores vermelhas, com uma pizza com tomate para almoço, conte com carros vermelhos no caminho para as lojas e pare para um milkshake de morango no caminho de casa. Uma ótima maneira de ajudar a ensinar sua criança sobre cores!

O mestre mandou

Embora este seja geralmente um jogo para um grupo, ele também funciona bem se jogado um a um. Comece por chamar comandos simples como “O mestre mandou, coloque suas mãos na sua cabeça” e mostre ao seu filho o que fazer. A ideia é levá-lo a copiá-lo. Continue com outros comandos, como “O mestre mandou, coloque as mãos nos joelhos” e “O mestre mandou, balançar os braços”. Jogue em alguns engraçados, também, como “O mestre mandou, mostrar  a língua”.

Para os mais velhos, você poderia tentar pegar o seu filho, dizendo “Toque seus dedos”, sem dizer “O mestre mandou”. Quando você não usa as palavras mágicas, seu filho não deve seguir o comando! Um excelente jogo de repetição que é ótimo para ensinar a sua criança sobre diferentes partes do corpo.

Quente e frio

Esconda um brinquedo favorito em uma sala e depois pergunte a sua criança para entrar na sala e tentar encontrá-la. Quando ele se aproxima do deleite, diga que ele está “quente”. Quando ele está muito perto, ele está “quente”! Se ele está muito longe, ele é “frio”. Se sua criança ficar frustrada, segure-o pela mão e tente encontrar o tesouro juntos. Mantenha um comentário corrente até descobrir onde está. Este divertido jogo ajuda a ensinar a sua criança sobre a permanência do objeto – a ideia de que, apenas porque você não pode ver algo, não significa que não está lá.

Todos caem

Este jogo de bola divertido e ativo também ajudará seu filho com números. Faça um conjunto de bolas usando garrafas de plástico ou tubos de papelão. Você pode até decorá-los com tinta ou adesivos. Para começar, basta colocar três ou quatro “garrafinhas pets” a cerca de um metro da linha de lançamento. Use uma grande bola macia ou um par de meias enroladas. Incentive sua criança a rolar ou atirar a bola para derrubar as garrafinhas. Quanto mais praticado ele se torna, mais longe ele pode suportar. Quando ele bate um para baixo, conta em voz alta, quantos são deixados.

Texto: Nina Boss
10X MAIS COLORIDO! Mês das crianças 10x mais colorido
Pagamentos em até 10x sem juros* em toda Lojinha Online. Aproveite! Validade: 8/10

Que acharam das dicas de brincadeiras? Já fizeram alguma delas? Me contem como foi o desenvolvimento e reações dos seus pequenos.

Beijos, :*

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *